quarta-feira, 15 de outubro de 2014

1. Luc Ferry indica dois motivos pelos quais todos deveriam estudar pelo menos um pouco de filosofia. Quais são eles?
    O primeiro é que, sem ela, nada podemos compreender do mundo em que vivemos. É uma formação das mais esclarecedoras, mais ainda do que a das ciências histórias. Porque? Simplesmente porque a quase totalidade  de nossos pensamentos, das nossas convicções, e também de nossos valores, se inscreve, sem que o saibamos, nas grandes visões do mundo já elaboradas e estruturadas ao longo da história das ideias.             

2.Em que sentido estudar a história da filosofia é diferente de estudar a história da ciência? Aprender a viver, aprender a não temer em vão diferentes faces da morte, ou simplesmente, a superar a banalidade da vida cotidiana, o tédio, o tempo que passa, já era o principal objetivo das escolas das antiguidades gregas 

 Aprender a viver, aprender a não temer em vão diferentes faces da morte, ou simplesmente, a superar a banalidade da vida cotidiana, o tédio, o tempo que passa, já era o principal objetivo das escolas das Antiguidade grega. A mensagem delas merece ser ouvida, pois, diferentemente do que acontece na história das ciências, as filosofias do passado ainda nos falam.

3.Por que é válido comparar a história da filosofia com a história da arte?

Desse ponto de vista seria preferível comparar a história da filosofia com a das artes, e não com a das ciências: assim como as obras de Braque e kandinsk não são 'mais belas' do que de Vermeer ou Manet, as reflexões de kant ou Nietzsche sobre o sentido ou não da vida não são superiores nem,alias, inferiores ás de Epiteto, Epicuro ou Buda. Nelas existem proposições de vida,atitudes em face da existência, que continuam a se dirigir a nós através dos séculos e que nada pode tornar obsopletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário